Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

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Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por AJ em Qui Dez 12, 2013 9:59 pm

Como muita gente sabe, eu sou Paleo-Friendly! Acho que é uma abordagem que se enquadra muito bem no Street Workout, num estilo de vida saudável.

A base:

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Como podem ver é uma pirâmide muito diferente da tradicional, mas como o intuito deste post são os atletas, vou saltar a parte introdutória da Paleo Diet.
Se quiserem mais informações sobre este estilo de vida procurem no google por “Dieta Paleo”.

Vamos ao que interessa!

Enquanto uma pessoa normal pode obter os seus hidratos de carbono nas frutas e vegetais, isso torna-se mais complicado para atletas. Aqui convém distinguir as pessoas que querem apenas ser saudáveis e treinam para isso e os verdadeiros atletas. Volto a referir que as informações neste post são para atletas, não para pessoas normais. Essas não precisam das informações em baixo, podem seguir a Dieta Paleo normalmente e sem modificações.

Muitos atletas que experimentaram a dieta Paleo queixam-se de quebras de rendimento, cansaço, recuperação tardia, etc. acabando por desistir desta forma de vida saudável. E porque é que isto acontece? Porque estes pensam que a Paleo  é uma dieta Low-Carb, o que não é verdade. Para uma pessoa normal até pode ser, mas para um atleta é necessário fazer uns ligeiros ajustes.

Modificações para melhorar a performance atlética:

Um atleta necessita de uma maior quantidade de hidratos de carbono, devido ao elevado gasto energético e consequente necessidade de recarga das reservas de glicogénio.

Então quais são as modificações para atletas?
Além da indispensável fonte de proteína é importante inserir hidratos de carbono no pós-treino!

Imediatamente depois do treino:
Farinha de arroz/Farinha de mandioca/Banana.

Refeição depois do treino:
Batata/Arroz.

Com estes ajustes, vai ver que a sua performance vai aumentar novamente e mais importante, a sua saúde vai agradecer.

E claro, não se esqueçam, não tenham medo de comer gordura (desde que seja de boas fontes) Cool

Exemplo de um dia Paleo para Atletas:
Pequeno-Almoço:
* Ovos + Abacate + Salada de vegetais

Almoço:
* Peixe + Vegetais cozinhados em azeite + Fruta

TREINO

Imediatamente depois do treino:
* Claras de ovos + Farinha de mandioca  

Jantar:
* Carne + Batata Doce + Vegetais

Se quiserem fazer um snack:
* Salada de vegetais com atum e frutos secos.

Experimentem e venham deixar feedback. Qualquer dúvida é só dizerem. Cool

De onde é que estas informações saíram?
Experiência própria, conversas com atletas Paleo, livros de autores Paleo, blogs, fóruns, pesquisas, etc... study

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por JoaoPereira em Sex Dez 13, 2013 12:30 am

Farinha de arroz? Então e o cortar nos cereais?
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por AJ em Sex Dez 13, 2013 10:15 am

JoaoPereira escreveu:Farinha de arroz? Então e o cortar nos cereais?

Isto é para atletas pá Cool Eu disse em cima que pessoas normais deviam seguir com a Paleo normal sem modificações.

Serious athletes, however, when it comes to immediately before, during, and directly after workouts, need to bend the rules of the Paleo Diet ...
Rapid recovery is the biggest issue facing such an athlete. While it’s not impossible to recover from such training loads on a strict Paleo Diet, it is somewhat more difficult to recover quickly. By modifying the diet before, during, and immediately following challenging workouts, the Paleo Diet provides two benefits sought by all athletes: quick recovery for the next workout, and superior health for the rest of your life.

“Stage III: Eating Immediately After

In  the first  30 minutes  post­workout  (but  only  after long  and/or highly  intense exercise) and  post­race use a recovery  drink  that  contains  both  carbohydrate and
protein  in  a  4 to ­5:1  ratio.  Or you can make your own  by  blending 16 ounces of fruit juice with a banana, 3 to 5 tablespoons of glucose (such as Carbo­
Pro) depending on body size, about 3 tablespoons of protein powder, especially from egg or whey sources and two pinches of salt. This 30­ minute window is critical for
recovery. It should be your highest priority after a hard workout or race.”
Who wrote this blasphemy that spits in the eye of Taubes and Lustig? Loren Cordain did.  

Athletes need glucose.

E já agora:
Why would Loren Cordain recommend this if it were so toxic? Well, because for athletes it typically is not. The simple answer is that glucose is a toxin in your blood stream, post workout however glucose stores without insulin through proteins call GLUT4′s, that’s right, you don’t need insulin to store glucose.  So when you can bring glucose into the muscle cell you remove the potential of it being a toxin and storing in your fat where all the problems start.  Post workout is the best time to do this..


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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por Strong pear em Sab Dez 14, 2013 5:12 pm

sorry pela ignorancia Amadeu, mas ainda não percebi uma cena, a farinha dá para meter assim directa no batido? e os ovos igual?
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por AJ em Dom Dez 15, 2013 10:42 am

Strong pear escreveu:sorry pela ignorancia Amadeu, mas ainda não percebi uma cena, a farinha dá para meter assim directa no batido? e os ovos igual?

Eu já bebi claras do pacote, mas se não conseguires meto no tacho Razz
Há pessoal que usa Whey em vez das claras de ovos. E sim, farinha mete no batido e siga!

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por MarceloCM em Sab Jan 04, 2014 2:04 pm

aj, consegues me arranjar alguns livros de receitas paleo? se sim, agradeço

cumps.
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por AJ em Dom Jan 05, 2014 11:53 am

MarceloCM escreveu:aj, consegues me arranjar alguns livros de receitas paleo? se sim, agradeço

cumps.

Tens no Piratebay o "The Primal Blueprint Cookbook", ou então
no kickass alguns livros de receitas, procura por "The Paleo diet ebook collection". Cool
Não posso pôr aqui links Wink

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por MarceloCM em Dom Jan 05, 2014 2:57 pm

na boa, vou ver isso então.

Obrigadão.
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por joaonuno6 em Sex Jul 04, 2014 12:19 pm

E para quem quer ganhar peso? Era conveniente apostar forte num bom aumento de HC, face à dieta PALEO se cortarmos as massas, arroz e a batata onde se vai buscar as calorias necessárias para criar o excedente calórico? Temos de ter em atenção também o abuso das gorduras por exemplo face ao rácio entre ômega 6 e ômega 3 e também o excesso de proteínas que deve ser controlado.

Assim sendo alguém me consegue elucidar face ao facto de como podemos ganhar peso com uma dieta paleo???

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por Guru em Sex Jul 04, 2014 6:01 pm

aumentas hidratos...tens batata-doce, mandioca, inhame etc
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por joaonuno6 em Sex Jul 04, 2014 7:24 pm

Guru escreveu:aumentas hidratos...tens batata-doce, mandioca, inhame etc

Certo, porque através de uma dieta "tradicional", um simples clean bulk é relativamente fácil aumentar o peso, através da ingestão de uma quantidade maior de HC, como o arroz seja ele integral ou não, as massas, a batata-doce, mandioca, e por aí fora no entanto a dieta paleo pelo que li elimina COMPLETAMENTE os cereais, grãos, leguminosas, alimentos processados etc e também a batata-doce, etc. Então assim sendo, se queremos aumentar o peso com uma dieta paleo temos de "quebrar as regras" e recorrer a HC que a dieta elimina como a aveia, batata-doce... Certo?!

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por AJ em Seg Ago 04, 2014 10:42 am

Para aumentares o peso tens que aumentar as calorias.
É possível fazê-lo com Paleo (agora cabe a cada um decidir como o vai fazer).  Cool 

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por JoaoPereira em Seg Nov 03, 2014 6:47 pm

joaonuno6 escreveu:
Guru escreveu:aumentas hidratos...tens batata-doce, mandioca, inhame etc

Certo, porque através de uma dieta "tradicional", um simples clean bulk é relativamente fácil aumentar o peso, através da ingestão de uma quantidade maior de HC, como o arroz seja ele integral ou não, as massas, a batata-doce, mandioca, e por aí fora no entanto a dieta paleo pelo que li elimina COMPLETAMENTE os cereais, grãos, leguminosas, alimentos processados etc e também a batata-doce, etc. Então assim sendo, se queremos aumentar o peso com uma dieta paleo temos de "quebrar as regras" e recorrer a HC que a dieta elimina como a aveia, batata-doce... Certo?!

Não. Batata doce está incluída na paleo diet. Tens mandioca e inúmeros tipos de frutas, etc... Facilmente consegues uma boa quantidade de hidratos. A quebrares as regras nos cereais, aveia é de longe a melhor opção.
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por Ultimashape em Qua Fev 04, 2015 11:49 pm

Boas Pessoal!!

Alguém pode indicar-me um ebook em Português sobre a temática da Dieta Paleo?

Agradeço desde já a V/ atenção.

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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

Mensagem por Espirito em Ter Mar 24, 2015 11:02 am

PA: Fruta
S: Fruta
A: Carne / Peixe + Salada + Manteiga ( Gordura )
L: Fruta
J: Igual ao almoço

É assim que me estou a alimentar, estou com 70 kg.
Noto muitos progressos no treino.

No entanto a alimentacao e necessario sempre estudar. Smile
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Re: Atletas e a Paleo Diet : Modificações essenciais

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