Alimentos/Suplementos para vegetarianos ou vegans [ Necessidades nutricionais ]

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Alimentos/Suplementos para vegetarianos ou vegans [ Necessidades nutricionais ]

Mensagem por Espirito em Sab Out 28, 2017 7:03 pm

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Os que ja exprimentei, e os que incluo na minha alimentação á pouco tempo.

- Clorela
- Spirulina
- Cacau em pó puro
- Levedura de cerveja
- Germen de trigo
- Oleo de algas ( EPA & DHA )

Em relacao ás primeiras duas, sao âmbitos diferentes.
A clorela, é excelente a nivel do Ferro, Vitamina A, e Zinco, enquanto a spirulina, é mais a nivel dos aminoáciodos e da sua digestibilidade, no entanto sao muito boas as duas, isto se for respeitado as doses.
São de grande assimilação.

Algumas considerações:
A cafeína e os chás podem retirar a absorção dos nutrientes, por isso, em relacao ao café o melhor é eliminar, e substituir pelo cacau em pó, apesar de também mexer no sistema nervoso, mas nao tanto na absorção dos nutrientes.

- Para vegetarianos a vitamina B12, pode nao ser necessária, visto que o consumo de ovos, iogurtes, queijos, leite, pode suprimir as necessidades, pois os alimentos fortificados podem nao funcionar bem em alguns organismos.
- Para veganos a vitamina B12, convém ser suplementada.
- Em relacao á vitamina D, deve-se apanhar Sol durante 15 minutos, entre as 11 horas e as 16 horas ( Horário de maior intensidade dos raios solares )
- Praticar desporto e não estar isolado num computador, é outra das considerações importantes.
- Beber água, mas não ao ponto de ser um camelo, pois á muita gente que bebe água em excesso.
- Deitar cedo e cedo erguer ( Ex: Pelo sol ), pode ajudar a estar sintonizado com a produção e a decadência do hormónio cortisol ( Responsável pela sensação de prazer e de bem-estar), este mesmo começa a ser produzido á 6 horas da manhã e entra na sua decadência a partir das 18 horas da tarde +-.
- Uma das coisas que ajuda bastante a nivel da saude física, é fraccionar sempre os pratos, com uma fonte de hidratos, uma fonte de proteína, e uma fonte de gordura ( Aqui pode ser em maior ou menor quantidade, depende de cada organismo )
- Procurar não abusar de alimentos com um rácio Omega 3 e omega 6 desequilibrados, ter sempre muito mais ómega 3. Usar o mínimo de óleos durante o dia, mas apostar muito mais em fontes naturais, nozes, sementes de chia, sementes de linhaça, etc..

Se é obrigatório suplementar com estes alimentos ou com outros suplementos?
Depende... de um grande factor, a condição do sistema digestivo.
Muitos omnívoros também tem o sistema digestivo comprometido, por fracas escolhas alimentares e também por isso precisam de suplementar.

Mas tudo pode passar de placebo ou de um mito, por isso é importante verificar diversos factores para não gastar dinheiro á toa, pois os suplementos podem ser dinheiro deitado ao lixo.
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