Alimentação Vegetariana

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Dom Maio 27, 2012 12:46 am

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

Há principalmente seis formas de dietas vegetarianas, classificadas de acordo com os tipos de alimentos que são consumidos:

-Semivegetarianismo: A dieta semivegetariana não é uma dieta vegetariana, ela consiste na exclusão apenas da carne de mamíferos, e abrange carne branca.

-Ovolactovegetarianismo: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

-Lactovegetarianismo: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.

-Ovovegetarianismo: Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

-Vegetarianismo semiestrito: Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.

-Veganismo ou Vegetarianismo estrito: Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.



_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka em Dom Maio 27, 2012 1:04 am

Aqui fica alguma informação sobre as vitaminas necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo (tecnicamente designadas por vitaminas hidro-soluveis e lipo-soluveis).
A informação que disponibilarizei é com o propósito de seguir o assunto do tópico, escolhendo assim os alimentos que se adequem à dieta VEGetariANA:

Vitamina A:
... é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.
Código:
Fontes ricas:
Cenoura (122g) = 686.3% DDR
Espinafre (180g) = 294 % DDR
Batata Doce (77g) = 262.2 % DDR
Pimentos (90g) = 104% DDR
Melão (160g) = 103% DDR

Vitamina B1 (Tiamina)
A tiamina tem papéis essenciais na transformação de energia e na condução de membranas e nervos. É necessária no metabolismo de gorduras, proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos.
É absorvida por transporte ativo no meio ácido do duodeno. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool, que interfere no transporte da vitamina.
Código:
Fontes ricas:
Sementes de Girassol (36g) = 54.7%DDR
Levedura de Cerveja(12g) = 128% DDR

A vitamina B2 (ou riboflavina, como também é conhecida) é uma vitamina termoestável (ou seja, não é facilmente destruída pela elevação da temperatura, o que faz com que o processo de cozimento de alimentos não cause grandes perdas da concentração desta vitamina nos mesmos) muito importante para o nosso organismo, pois participa de várias funções, como a manutenção das funções metabólicas, participante nas reações de oxidações celulares e no transporte de oxigênio para a respiração celular e “promotor” do crescimento do corpo humano.
Código:
Fontes ricas:
Levedura de Cerveja (20g) = 187% DDR

Vitamina B3 - Niacina é o termo genérico para a nicotinamida ou ácido nicotínico. Sua absorção ocorre no intestino delgado e um pequeno armazenamento ocorre no organismo. Qualquer excesso é eliminado através da urina.
A niacina está presente em coenzimas essenciais para as reações de oxidação-redução envolvidas na liberação de energia por carboidratos, gorduras e proteínas.
Código:
Fontes ricas:
Levedura de Cerveja (100g) = 15mg (83% DDR)
Amêndoas secas    (100g) =  24mg
Avelã seca    (100g)  =      23mg
Amendoim torrado seco (100g) =    7,78mg

Vitamina B5 - Ácido Pantogênico
O ácido pantotênico é essencial para o metabolismo celular. Está envolvido na liberação de energia do carboidrato, na degradação e metabolismo de ácidos graxos, na síntese do colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteróides e porfiria para hemoglobina e colina.
Código:
Fontes ricas:
Sementes de Girassol (36g) = 24,3%DDR
Amendoim torrado, 1 chávena =    2,00mg
Farinha de aveia, 1 chávena =  1,88mg
(100% DDR = 15mg)

Vitamina B6- Piridoxina
A piridoxina é um complexo de três compostos químicos (piridoxamina, piridoxal, piridoxol), ativos, relacionados entre si e encontrados em fontes naturais. Suas três formas são rapidamente absorvidas pelo intestino.
Ela está envolvida no metabolismo dos aminoácidos, no funcionamento do sistema nervoso e também na saúde da pele.

Código:
Fontes ricas:
Banana (118g) = 34.0% DDR
Abacate (100g) = 30% DDR

Vitamina B12 - Cobalamina
A cobalamina é essencial para o funcionamento normal do metabolismo de todas as células, especialmente para aquelas do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso.
A concentração mais elevada de cobalamina é encontrada no fígado. Ela é liberada no rim conforme a necessidade da medula óssea e outros tecidos.
Código:
Fontes ricas:
Leite, 1 chávena = 0,89µg
Ovo = 0,59 µg
(Necessidade média diária de 2,4 µg)
Quem pratica o veganismo tem como única necessidade fazer a suplementação desta vitamina, ocasionalmente.

Vitamina C
O ácido ascórbico é absorvido a partir do intestino delgado para o sangue por um mecanismo ativo e, provavelmente, também por difusão. Passa rapidamente para dentro dos tecidos adrenais, do rim, fígado e do baço. As quantidades excessivas são excretadas na urina.
Sua habilidade de perder e captar hidrogênio lhe garante um papel essencial no metabolismo. O ácido ascórbico está envolvido na síntese do colágeno, no desenvolvimento do tecido conjuntivo, no processo de cicatrização e recuperação após queimaduras e ferimentos, na resistência a infecções, na absorção do ferro, entre outras funções. É importante na resposta imune e em reações alérgicas.
Código:
Fontes ricas: Pimentos (90g) = 291.3% DDR
Bróculos (156g) = 205.7 % DDR
Couve de Bruxelas (156g) = 161%DDR
Laranja (132g) = 116.2% DDR
Melão (160g) = 112.5 % DDR

Vitamina E
A vitamina E (tocoferol) é um anti-oxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres.
Código:
Fontes ricas:
Sementes de Girassol (36g) = 90.5%DDR
Amêndoas (34g) = 44.9% DDR

Vitamina K
A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2.
Código:
Fontes ricas:
Espinafre (180g) = 1110 %DDR
Couve de Bruxelas (156g) = 273.5%DDR
Bróculos (156g) = 194 % DDR
Couve (151g) = 91%DDR
(Todas as verduras têm bastante desta vitamina)

Atenção que as DDR's (Dose Diária Recomendada) diferem de pessoa para pessoa, estando aqui os valores de média.

Código:
Fontes:
http://emedix.uol.com.br
http://www.centrovegetariano.org
http://www.alimentacaosaudavel.org/
http://www.i-legumes.com/index.html
[b]


Última edição por boyka em Dom Maio 27, 2012 1:46 am, editado 5 vez(es)
avatar
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Dom Maio 27, 2012 1:10 am

COMO SUBSTITUIR A CARNE?

Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne. O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos. É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais. O nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina - em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada. A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne. Vários estudos, por exemplo os do PCRM (Comité Médico para uma Medicina Responsável - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ), mostram pois que a carne não é essencial para a saúde. Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas.

A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos. São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico). Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.

Actualmente também já existem no mercado vários produtos vegetarianos processados que são bons substitutos da carne. Se bem que estes alimentos não sejam tão saudáveis como os referidos anteriormente, podem ser úteis quando se necessita fazer uma refeição rápida e prática. Incluem-se entre estes produtos as salsichas vegetarianas (geralmente contêm albumina de ovo), os crepes vegetais (os da Maggi ou do Continente, por exemplo); os hambúrgueres de soja ou de tofu (alguns têm queijo ou albumina) e os chouriços e farinheiras de soja (da Próvida, por exemplo). Outra forma de substituir a carne é fazer receitas caseiras de almôndegas ou rissóis vegetais. De forma a não se perder tanto tempo a cozinhar, pode fazer-se uma grande quantidade e congelar, depois quando se necessita é só fritar ou levar ao forno.

Mesmo em pratos típicos (feijoada, rancho, cozido à portuguesa, chanfana) é possível substituir a carne. Basta trocá-la por soja, seitan ou chouriço de soja para que o prato fique mais saudável, continue equilibrado e mantenha um aspecto semelhante.
A maioria dos substitutos da carne encontram-se à venda em hipermercados. Outros como o seitan, o tofu, o tempeh e os chouriços de soja praticamente só se encontram em lojas de produtos naturais. Como se pode constatar existem muitas alternativas à carne, que além de serem melhores para a saúde são, na sua maioria (excepção a alguns produtos processados), também melhores para a carteira. Por exemplo, meio quilo de soja custa menos de 2 euros e dá para cerca de 8 doses individuais.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por JOKER em Dom Maio 27, 2012 8:48 am

Era mesmo isto que falei, um tópico destes dá muito jeito mesmo a quem não segue um regime vegetariano , obrigado pessoal vão postando aqui.
avatar
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 44
Localização : Gavião

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por ArtSports em Dom Maio 27, 2012 1:36 pm

Boa cena!
avatar
ArtSports
Muscle Up
Muscle Up

Mensagens : 794
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 27
Localização : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Dom Maio 27, 2012 2:17 pm

Um vídeo sobre musculação e vegetarianismo que compara diferentes fontes de proteína.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Alguns links úteis sobre vegetarianismo e desporto:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por boyka em Dom Maio 27, 2012 3:55 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Mitos do veganismo "desvendados" pela pessoa mais importante.. a própria.
Vantagens a nivel fisico, de saúde e de ética.
Vejo por mim que o que este homem diz é verdade, sempre tive bastante vontade de treinar e atenção à nutrição, e desde que sou vegan que realmente se vê os resultados a olhos vistos, portanto não houve mais que uma "variàvel". Os outros beneficios podem perguntar a qq vegetariano/vegano que até pode nem treinar: mais vitalidade, mais energia, melhor disposição, etc. um abraço
avatar
boyka
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 301
Data de inscrição : 26/05/2012
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Sab Jun 09, 2012 3:08 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Alguns sites com receitas vegetarianas e veganas:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por NunoRR em Qui Jun 14, 2012 9:02 am

Obrigado pela partilha estou mesmo a cair para esse lado. Devagar vou tentar meter uma mudança nisto. ABraços

NunoRR
Fundos
Fundos

Mensagens : 78
Data de inscrição : 01/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por JOKER em Qui Jun 14, 2012 9:46 am

Nuno, utilizo muito a batata doce como meio de repor os HC mas preciso de mais ideias, algo parecido se me puderes ajudar agradeço, outra coisa o gengibre como se come? e para que serve?.

_________________
In order to attain the impossible, one must attempt the absurd !!!! (Miguel de Cervantes)
avatar
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 44
Localização : Gavião

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Qui Jun 14, 2012 7:14 pm

JOKER escreveu:Nuno, utilizo muito a batata doce como meio de repor os HC mas preciso de mais ideias, algo parecido se me puderes ajudar agradeço

Se queres outra fonte de hidratos de carbono existem muitas opções.

A batata doce possui por 100 gramas:
Calorias: 125 Kcal. (6.25% DDR)
Proteínas: 1 g (1.33% DDR)
Glícidos: 30.3 g (10.1% DDR)
Fibras: 0.7 g (2.33% DDR)
Vit. B1: 23 ug (1.92% DDR)
Vit. B2: 11 ug (0.73% DDR)
Vit. B3: 1 mg (6.67% DDR)
Vit. C: 5 mg (11.11% DDR)
Cálcio: 9 mg (0.9% DDR)
Ferro: 0.4 mg (2.67% DDR)

Tens a batata normal que tem por 100 gramas:
Calorias: 90 Kcal. (4.5% DDR)
Proteínas: 2.5 g (3.33% DDR)
Glícidos: 20 g (6.67% DDR)
Fibras: 0.8 g (2.67% DDR)
Vit. B1: 100 ug (8.33% DDR)
Vit. B2: 45 ug (3% DDR)
Vit. B3: 1.4 mg (9.33% DDR)
Vit. C: 14 mg (31.11% DDR)
Cálcio: 9 mg (0.9% DDR)
Ferro: 0.2 mg (1.33% DDR)
Fósforo : 60 mg (4.62% DDR)

A banana tem por 100 gramas:
Calorias: 90 Kcal. (4.5% DDR)
Proteínas: 1.7 g (2.27% DDR)
Lípidos: 0.3 g (0.4% DDR)
Glícidos: 20.5 g (6.83% DDR)
Fibras: 0.3 g (1% DDR)
Vit. B1: 60 ug (5% DDR)
Vit. B2: 69 ug (4.6% DDR)
Vit. B3: 0.7 mg (4.67% DDR)
Vit. C: 4 mg (8.89% DDR)
Cálcio: 9 mg (0.9% DDR)
Ferro: 0.4 mg (2.67% DDR)
Fósforo : 30 mg (2.31% DDR)

Os flocos de aveia têm por 100 gramas:
Calorias: 375 Kcal. (18.75% DDR)
Proteínas: 13.5 g (18% DDR)
Lípidos: 5.8 g (7.73% DDR)
Glícidos: 67.1 g (22.37% DDR)
Fibras: 1.2 g (4% DDR)
Vit. B1: 271 ug (22.58% DDR)
Vit. B2: 96 ug (6.4% DDR)
Vit. B3: 2.4 mg (16% DDR)
Cálcio: 40 mg (4% DDR)
Ferro: 1.3 mg (8.67% DDR)

A quinoa além de ser uma boa fonte de hidratos de carbono também é rica em proteínas e tem por 100 gramas:
Calorias: 374 Kcal. (18.7% DDR)
Proteínas: 18 g (24% DDR)
Lípidos: 10 g (13.33% DDR)
Glícidos: 72 g (24% DDR)
Cálcio: 112 mg (11.2% DDR)
Ferro: 9.5 mg (63.33% DDR)
Fósforo : 286 mg (22% DDR

A castanha, um alimento tradicional da península ibérica, tem por 100 gramas:
Calorias: 200 Kcal. (10% DDR)
Proteínas: 4 g (5.33% DDR)
Lípidos: 3 g (4% DDR)
Glícidos: 40 g (13.33% DDR)
Vit. C: 50 mg (111.11% DDR)
Cálcio: 40 mg (4% DDR)
Ferro: 1 mg (6.67% DDR)
Fósforo : 80 mg (6.15% DDR)

A mandioca também é uma fonte de hidratos de carbono muito boa, tem por 100 gramas:
Calorias: 125 Kcal
Proteínas: 0.6 g
Lípidos: 0.3 g
Fibra: 1.6 g
Cálcio: 19 mg
Fósforo: 22 mg
Ferro: 0.1 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina C: 11.1 mg

Também tens o inhame que é semelhante à mandioca mas ainda é mais nutritivo, no entanto não é tão fácil de encontrar à venda em Portugal.
Existem várias fontes tradicionais de hidratos de carbono como as massas (feitas a partir de trigo), o arroz e o milho, também são opções viáveis, sobretudo as variedades integrais pois são mais ricas em fibras alimentares.
Também recomendo o bulgur (ou triguilho) é um alimento tradicional do médio oriente, pode ser usado em vez do arroz em relação ao qual tem um perfil nutricional semelhante mas é mais rico em proteínas, fibras e minerais.


Última edição por Nuno Pereira em Qui Jun 14, 2012 7:47 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Qui Jun 14, 2012 7:40 pm

JOKER escreveu:outra coisa o gengibre como se come? e para que serve?.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O gengibre é uma raíz comestível utilizada normalmente como condimento na comida ou então para fins medicinais (o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, constipação e até ressaca). Pode ser usado descascado e cortado em pedaços para condimentar diversos pratos, o seu sabor faz lembrar o limão mas é bastante picante, é muito saboroso. Para além da raíz fresca também se encontra à venda gengibre seco em pó, o sabor é semelhante mas o seco é mais suave. Pode ser usado tanto em pratos salgados como doces.

O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco. Na medicina chinesa tradicional, por estimular a circulação sanguínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil.

O gengibre é rico em vitamina B6 (piridoxina) e também sais minerais como cobre, magnésio e potássio, em cada 100 gramas contém cerca de 46 kcal.

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por JOKER em Qui Jun 14, 2012 9:59 pm

Obrigado Nuno, pela grande ajuda assim é mais fácil reorganizar a alimentação diária, tenho andado a fazer 1 a 2 dias de recarga de HC por semana, vamos ver como corre até agora mais energia.

_________________
In order to attain the impossible, one must attempt the absurd !!!! (Miguel de Cervantes)
avatar
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 44
Localização : Gavião

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Qui Jun 14, 2012 10:36 pm

Fazes bem JOKER, eu também acho que é positivo comer uns bons hidratos de carbono, nem que seja de vez em quando. Restringir os hidratos de carbono é bom para ajudar a definir o corpo, mas com poucos hidratos o rendimento do treino fica prejudicado porque temos menos energia. Acho que o ideal é encontrar um ponto de equilíbrio.


_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por spiny em Ter Jun 19, 2012 2:58 pm

Bom tópico Smile

Apenas uma nota á parte: relativamente à soja é convém ter o cuidado com a soja não fermentada.

Ao contrário do que é transmitido, a soja, não é por natureza um alimento saudável. Apenas soja fermentada deve ser consumida, como: natoo, tempeh, miso e molho de soja.

A soja não fermentada, que inclui o feijão de soja, leite de soja, farinha de soja, e tofu deve ser evitada pelos seguintes motivos:

- 95% da soja é geneticamente modificada. A empresa norte-americana Monsanto produziu uma semente geneticamente modificada que resiste a um herbicida também comercializado pela mesma empresa. Estudos demonstraram que os ratos alimentados com soja geneticamente modificada , após 2 a 3 gerações começavam a ter problemas de infertilidade e até esterlidade.

- A soja geneticamente modificada está contaminada com herbicida, e possui genes de uma bactéria que produz uma proteína que não existe no organismo humano.

- A soja contém elevadas quantidades de ácido fítico, que é um anti-nutriente, inibindo a absorção de minerais elementares ao organismo. Pessoas com deficiência em alguns minerais, como ferro, serão afectadas.

- A soja contém hemoglutinina, que é uma substância que causa a aglomeração dos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea, reduzindo a eficácia da distribuição de oxigénio.

- A soja contémagentes goitrogênicos, que são substâncias que interferem com a função da tiróide.

- A soja contém isoflavonas, uma substância que imita o estrogéneo, causando alterações hormonais.

- A soja tem altos níveis de alumínio e manganês. A soja é lavada e processada em depósitos de alumínio, o que causa altos níveis de alumínio no produto final. Tem 80 vezes mais manganês do que o leite materno humano.

- Fórmulas infantis com recurso a soja são extremamente prejudiciais para bebés e crianças. O leite de soja infantil possui 20.000x maior quantidade de estrógeno do que outros leites, causando efeitos nefastos nas crianças.

Em alguns casos os efeitos da soja podem ser desejados, como pessoas com elevados níveis de minerais no sangue, ou mulheres com baixo nível de estrogéneo.
avatar
spiny
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 272
Data de inscrição : 02/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Ter Jun 19, 2012 11:54 pm

Spiny agradeço o post, claro que discordo, mas isto ajuda-me a falar de muitos mitos que existem ligados à soja.

Primeiro quero salientar que a soja é apenas um feijão, não é nenhum alimento estranho que os vegetarianos se lembraram de comer para substituir a carne. A soja é usada porque é uma boa fonte vegetal de proteínas, tal como todas as leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas e grão de bico). Ao longo da história nunca se verificaram nenhuns distúrbios de nenhum tipo relacionados com o seu uso na alimentação em populações com alto consumo de soja, como chineses e japoneses. É interessante lembrar também que a China tem a maior população do mundo e que consome muita soja há cerca de 3.000 anos. Na verdade, não existem evidências científicas de que o consumo de soja faz mal aos seres humanos.

Na realidade os feijões de soja contêm muitos nutrientes de alto valor e são uma excelente fonte de proteína. As evidências mostram que a proteína de soja baixa os níveis de colesterol e protege contra doenças cardiovasculares, diabetes, efeitos da menopausa e certos tipos de cancro. O feijão de soja também pode ajudar na prevenção de problemas ósseos.

É verdade que se cultiva muita soja transgénica (genéticamente modificada) mas a verdade é que 80% da produção mundial de soja destina-se à alimentação de animais para consumo humano. A ironia é que alguém que coma carne acaba por comer (ainda que de forma indirecta) muito mais soja do que um vegetariano. Para além do mais a soja é utilizada em muitos alimentos, ao comeres um chocolate ou uma bolacha é provável que na sua composição esteja presente algum derivado de soja.

As isoflavonas (são fito-hormonas, hormonas de origem vegetal) encontram-se em muitos outros alimentos como cereais, especialmente o trigo integral e a cevada, feijões, sementes de linhaça, alho, bróculos e citrinos (embora em quantidades inferiores à soja).
Essas substâncias actuam como um antioxidante, reduzindo as taxas do colesterol mau no sangue e consequentemente diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, exercem controlo sobre a atividade hormonal equilibrando a quantidade de estrógeno no organismo feminino, podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa e reduzir o risco de cancro da mama e do útero.

Eu também posso falar por experiência própria, sou vegetariano desde 1998, não como soja todos os dias mas mesmo assim consumo bastante, durante este tempo todo não notei qualquer efeito negativo da soja na minha saúde, antes pelo contrário. Se a soja fosse assim tão má a grande maioria da população asiática já teria sofrido todos os seus efeitos negativos em cerca de 3 mil anos de consumo alimentar desse feijão, mas pelo contrário o que revelam é uma menor incidência de alguns tipos de cancro. O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.

A soja é muito nutritiva, ela é considerada uma fonte de proteínas completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los.








_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por spiny em Qua Jun 20, 2012 7:23 am

Percebo o teu ponto de vista Nuno mas, de acordo com o que tenho lido, o motivo pelo qual a soja é tão aconselhada e divulgada vem dos EUA, o maior produtor de soja do mundo.
A indústria de produção de alimentos após verificar que o óleo de palma e de coco, não podendo ser produzidos no território dos EUA, era importado, e isso reduzia drasticamente os seus lucros.
Iniciaram uma campanha de vilanização do óleo de palma e coco como sendo óleos prejudiciais, com mau colesterol e conseguiram.
Foi introduzido então o óleo de soja, como sendo uma alternativa saudável.
A empresa Monsanto produziu uma semente de soja geneticamente modificada que resiste a um herbicida, o Roundup, também comercializado pela mesma empresa.
Os ganhos dessa empresa são monstruosos, com 95% do mercado mundial de sementes de soja. A soja é extremamente lucrativa, e é por essa razão que interessa que continuemos todos a consumir.

Quando existe muito dinheiro em jogo, não interessa a saúde de ninguém, e aqueles que tentem denunciar são logo silenciados. E infelizmente a comunidade médica não é insenta.
Volto a repetir que soja fermentada não tem a maioria dos problemas aqui descritos. Tofu por exemplo não é de todo soja fermentada.

Fontes:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
spiny
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 272
Data de inscrição : 02/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por spiny em Qua Jun 20, 2012 1:04 pm

E por coincidência deparei-me com este artigo hoje:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
spiny
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 272
Data de inscrição : 02/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Qua Jun 20, 2012 7:12 pm

Sim spiny, já ouvi essas teorias muitas vezes, essas teorias dizem combater o lobby dos produtores de soja mas a realidade é que elas próprias foram criadas por grupos com interesses agro-industriais.

Quanto às teorias das hormonas são rídiculas pois, por exemplo, ao beber leite também bebes estrogénio naturalmente presente no leite e nem sequer é fito-estrogénio (de origem vegetal) pois tem origem animal.

Among the routes of human exposure to estrogens, we are mostly concerned about cow's milk, which contains considerable amounts of female sex hormones. Dairy accounts for 60 percent to 80 percent of estrogens consumed. Part of the problem seems to be milk from modern dairy farms, where cows are milked about 300 days a year. For much of that time, the cows are pregnant. The later in pregnancy a cow is, the more hormones appear in her milk.

Because of the phytoestrogen content, some studies have suggested that soybean ingestion may influence testosterone levels in men. However, a 2010 meta-analysis of 15 placebo controlled studies showed that neither soy foods nor isoflavone supplements alter measures of bioavailable testosterone or estrogen concentrations in men.[117] It has been hypothesized that soy foods and enterolactone may increase the development of prostate cancer although no significant associations were observed for the soy isoflavones.[118] Furthermore, soy consumption has been shown to have no effect on the levels and quality of sperm.[119] A 2009 meta-analysis of the research on the association between soy consumption and prostate cancer risk in men concluded that "consumption of soy foods is associated with a reduction in prostate cancer risk in men."

A teoria da fermentação é outra, a soja texturizada não é fermentada e por acaso também quase não tem isoflavonas.

Quem ouve ou lê estes relatos quase que fica com a sensação que a soja faz crescer seios, atrofia os músculos e transforma os homens numas meninas. Very Happy
É claro que isto é mentira pois existem muitos vegetarianos de longa data que consomem soja quase diáriamente e são pessoas completamente normais, inclusivamente muitos são atletas de topo e até mesmo culturistas.

Lista de atletas vegetarianos:
-Carl Lewis (atleta olímpico e antigo recordista do mundo dos 100 metros)
-Mike Tyson (ex-campeão do mundo de boxe na categoria de pesos pesados, converteu-se recentemente ao veganismo)
-Robert Parish (antigo jogador de basquetebol dos Boston Celtics na NBA)
-Martina Navratilova (tenista vencedora de 18 títulos do Grand Slam)
-Joe Namath (antigo jogador de futebol americano, campeão da Super Bowl e Hall of Famer)
-Jake Shields (lutador de MMA)
-Nick Diaz (lutador de MMA)
-Nate Diaz (lutador de MMA)
-Mac Danzig (lutador de MMA)
-Bill Pearl (antigo culturista e 5 vezes Mr. Universo)

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por spiny em Qui Jun 21, 2012 7:00 am

Por isso e outras coisas praticamente já não consumo leite :)
Sinceramente nem sei o que pensar sobre a soja, uma pessoa lê num lado que é bom, noutro que é mau....lol
O meu consumo também fica por whey de soja, nada mais. :)
avatar
spiny
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 272
Data de inscrição : 02/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Qui Jun 21, 2012 6:30 pm

spiny escreveu:Por isso e outras coisas praticamente já não consumo leite Smile
Sinceramente nem sei o que pensar sobre a soja, uma pessoa lê num lado que é bom, noutro que é mau....lol
O meu consumo também fica por whey de soja, nada mais. Smile

Pois eu sei, é verdade que existem muitas informações conflituosas acerca da soja mas eu pessoalmente acho que é como qualquer outro alimento natural: é bom desde que não seja em excesso, tudo o que é demais faz mal. Se uma pessoa comer só soja todos os dias claro que não é uma alimentação saudável, mas uma alimentação variada com muitos vegetais (sobretudo de folhas verdes), frutas, leguminosas e ainda cereais (integrais de preferência) é saudável e recomenda-se. O uso de produtos de origem animal (ovos, leite e mel) e da carne e do peixe depende dos gostos, crenças, ideias e ideais de cada um. É perfeitamente possível comer carne e ser saudável e também é possível ser vegetariano e ter uma alimentação desequilibrada. Tudo depende do que se come, da forma que se come, das quantidades de alimento e da frequência da alimentação (e tudo isto ainda deve ser relacionado com a actividade física de cada um). Resumindo não é a soja que faz mal, nem mesmo o leite acredito que faça mal, o que acho pior são os alimentos excessivamente processados (alguns alimentos têm inevitávelmente de ser processados para serem consumidos por humanos) e os excessos alimentares conjugados com uma vida sedentária.

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por JOKER em Qui Jun 21, 2012 9:23 pm

Na alimentação penso como em tudo na vida não fico preso a chavões, teorias, estudos...., sou dinâmico, e vario o máximo posssivel, na verdade gosto de fazer experiências, Free you mind!!!!!

_________________
In order to attain the impossible, one must attempt the absurd !!!! (Miguel de Cervantes)
avatar
JOKER
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2469
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 44
Localização : Gavião

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Qui Jun 21, 2012 9:33 pm

JOKER escreveu:Na alimentação penso como em tudo na vida não fico preso a chavões, teorias, estudos...., sou dinâmico, e vario o máximo posssivel, na verdade gosto de fazer experiências, Free you mind!!!!!

Bem dito JOKER!
Não nos podemos prender a dogmas, temos que experimentar e variar, só assim conseguimos perceber o que nos faz sentir bem e o que resulta connosco.

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por spiny em Sex Jun 22, 2012 3:06 pm

Claro que o importante é o equilíbrio, nada em exesso é benéfico.
Pessoalmente desconfio um pouco da "naturalidade" da soja pois torna-se difícil de descobrir a origem e se é geneficamente modificada ou não.
Mas tudo tem o seu lugar Smile
avatar
spiny
L-Sit
L-Sit

Mensagens : 272
Data de inscrição : 02/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Nuno Pereira em Seg Jun 25, 2012 10:59 am

Vantagens de Dietas Vegetarianas

Posição da Associação Americana de Nutrição

Associação Americana de Nutrição. Jornal da Associação Americana de Nutrição. Julho de 2009; 109(7):1266-1282.

«A posição da Associação Americana de Nutrição é que dietas vegetarianas bem planeadas, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem oferecer vantagens para a saúde na prevenção e tratamento de determinadas doenças. Dietas vegetarianas bem-planeadas são apropriadas para todas as fases da vida, incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância, adolescência, e para atletas.»


Efeitos de Dietas Veganas na Saúde

Craig WJ. Jornal Americano de Medicina Clínica. 11 de Março de 2009.

«Recentemente, as dietas vegetarianas têm aumentado de popularidade. Uma dieta vegetariana está associada a muitos benefícios de saúde por incluir mais fibra, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio e magnésio, muitos fitoquímicos, bem como gordura menos saturada. Comparativamente com outras dietas vegetarianas, as dietas veganas tendem a conter menos gordura saturada e colesterol, e mais fibra alimentar. Os veganos tendem a ser mais magros, ter menores níveis séricos de colesterol e menor pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.»


Dietas Vegetarianas: Quais São As Vantagens?

Leitzmann C. (Instituto de Ciências da Nutrição), Fórum de Nutrição. 2005; (57):147-56.

«Um conjunto crescente de estudos científicos indicam que as dietas estritamente vegetarianas oferecem vantagens distintas quando comparadas com dietas que contêm carne e outros alimentos de origem animal. Os benefícios resultam da ingestão inferior de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como da ingestão superior de hidratos de carbono complexos, fibra alimentar, magnésio, ácido fólico, vitamina C e E, carotenóides e outros fitoquímicos.
(…)
Dietas vegetarianas equilibradas são apropriadas para todas as fases da vida, incluindo para crianças, adolescentes, mulheres grávidas e em aleitamento, idosos e atletas de competição. Na maioria dos casos, as dietas vegetarianas são benéficas na prevenção e no tratamento de determinadas doenças, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, cancro, osteoporose, doenças renais e demência, bem como diverticulose, cálculos renais e artrite reumatóide.»

_________________
Calistenia é uma palavra de origem grega: kallós (belo) + sthenos (força). Treina todos os dias, não inventes desculpas.
avatar
Nuno Pereira
Bar Barian
Bar Barian

Mensagens : 2380
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 37
Localização : Matarraque, São Domingos de Rana - Cascais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentação Vegetariana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum