O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

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O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por PedroSilva em Qua Abr 17, 2013 1:59 pm

Como referi no meu [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] iniciei-me na prática regular de calisténicas baseada no Convict Conditioning (CC) à cerca de um ano e meio, não totalmente dos níveis mais básicos mas quase, a minha forma física não era a mais famosa. Nunca fui muito metódico (especialmente um caderno de treino era algo que devia fazer) e tenho tido alturas em que tenho cumprido melhor que outras mas a ideia é ir melhorando progressivamente e construir para a vida hábitos que anteriormente não tinha. Entretanto (há alguns meses) iniciei-me também na prática de Judo o que, embora óptimo para a minha condição física em geral veio complicar um bocado a minha progressão nas calisténicas.

Actualmente a minha semana habitual (simplificada e baseada nas séries do CC) é:


Segunda: Judo**
Terça: Handstands, Pushups, Bridges, (Neckwork, etc*)
Quarta: Judo**
Quinta: Descanso*
Sexta:Judo**
Sábado: Pullups, Squats, Leg Raises, (Gripwork, sprints, Lunges, Planks etc*)
Domingo:Descanso*


*Mas varia muito, há semanas em que transfiro as Pushups e os Squats para quinta, noutras enfio um circuito tipo crossfit no domingo, de vez em quando corro, etc. E durante os workouts habituais por vezes limito-me ao aquecimento e fazer algumas séries dos mesmos exercícios (mais fiel ao CC), noutros dias uso bastantes variações, trabalho mais a explosividade, faço mais cardio, brinco com pesos etc. Também já houve alturas em que fazia Grease the Groove e é provável que o torne a fazer.
As razões para esta diversidade são principalmente a inconstância dos treinos de judo**, mais ou menos tempo e vontade para treinar e as condições do sitio onde treine.

** Os treinos de judo variam entre dias mais técnicos posso mal suar a dias em que trabalhamos muito a condição física ou com intensas sessões de randori que puxam bastante. E como ainda sou relativamente novato e tenho dificuldade em evoluir tecnicamente, convém não ir para os treinos já rebentado.



Suponho que me possa considerar Ectomorfo, meço 1.80cm e o meu peso flutua entre 65kg e 73kg, normalmente mais para o 68 mas ultimamente tem sido mais 66 (demasiado cardio devido ao judo I suppose?).... Como bastante, 6-7 refeições ao dia, (e por vezes ainda mais fruta pelo meio) e tenho uma alimentação bastante variada e equilibrada, mas nunca me pus a fazer medições nem a controlar de forma mais rigorosa. Tenho é receio que me possa prejudicar a saúde (tenho alguma tendencia para prisão de ventre), e a carteira, já pensei em experimentar a Paleo ou a Warrior's Diet, ou até a do CC 2 (apenas 3 refeições ao dia) mas receio que fosse perder ainda mais peso e prejudicar os treinos...


Para além de não ganhar massa muscular preocupa-me alguma falta de progresso (regressão até?) nas séries do CC, especialmente desde que comecei a dividir esforços com o judo. Suponho que a falta de uma metodologia mais disciplinada seja definitivamente uma das causas... Outra questão é o treinar mais vs treinar menos... Noto que quanto mais treino mais pica tenho para treinar... Mas segundo o que leio, especialmente nos casos dos ectomorfos treinar a mais é contraprodutivo, que devia descansar os musculos 48h, etc... Como conciliar as coisas?


Outra dúvida com que tenho ficado é relativamente aos descansos entre séries e exercícios durante o treino .. Já experimentei de várias formas e andava a chegar à conclusão que devia descansar entre 3 a 4 minutos entre séries (ou até sentir o músculos recompostos). Mas para além de ser aborrecido e estúpido passar mais tempo a andar dum lado para o outro que nos exercícios vejo que muita gente recomenda descansar o menos possível. Geralmente o que faço é alternar exercícios que usem partes do corpo diferentes mas não sei se é a melhor solução, seria divertido fazer as coisas em circuito, mas como cardio já tenho que chegue no judo não me parece muito produtivo. O que me recomendam?

Também tenho dúvidas se devo trabalhar até à falha ou não.


Quanto aos meus objectivos, idealmente gostaria de conseguir alguma hipertrofia, mas a prioridade é a força funcional com alguma explosividade e resistencia (que me possam ajudar no judo). E como referi, a sustentabilidade a longo prazo é mais importante que os resultados imediatos.


Enfim, desculpem lá o testamento (especialmente se as questões já forem muito batidas por aqui) e obrigado pela atenção. Qualquer dúvida perguntem e se tiverem sugestões que me possam ajudar a tornar o treino mais eficiente fico imensamente grato =)


Bons treinos!


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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por s90skank em Qua Abr 17, 2013 2:54 pm

Desculpa lá não responder para já a nenhuma das questões, mas queria primeiro perguntar-te uma coisa, responde com muita sinceridade: Tu gostas de treinar? Os calisténicos, sabe-te bem no final do treino? Ficas feliz? Cansado mais realizado?

E posso já te explicar porquê a minha questão. Se não estiveres a fazer algo que realmente te realiza é complicado obter resultados estáveis. Tens de descobrir a forma de treinar que gostes tanto que quando não treinas até ficas chateado. Só essa traz resultados para a vida, porque essa vais manter.

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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por PedroSilva em Qua Abr 17, 2013 3:06 pm

s90skank escreveu:Desculpa lá não responder para já a nenhuma das questões, mas queria primeiro perguntar-te uma coisa, responde com muita sinceridade: Tu gostas de treinar? Os calisténicos, sabe-te bem no final do treino? Ficas feliz? Cansado mais realizado?

E posso já te explicar porquê a minha questão. Se não estiveres a fazer algo que realmente te realiza é complicado obter resultados estáveis. Tens de descobrir a forma de treinar que gostes tanto que quando não treinas até ficas chateado. Só essa traz resultados para a vida, porque essa vais manter.
No prob Wink A sinceridade é uma qualidade que aprecio bastante, estejam também à vontade para usar dela.
Gosto bastante de treinar, especialmente o treino em barra e quando sinto que me esforcei e que alcancei objectivos.
Treino com alta quantidade de repetições aborrecia-me um bocado mas cada vez menos e felizmente também não está aí o meu objectivo.
Quando não consigo alcançar aquilo que considero objectivos minimos no treino (por exemplo ontem perder várias vezes o equilibrio nas handstand pushups antes de completar as séries) chateia-me um pouco mas suponho que seja normal e chateado a sério fico quando por alguma razão não posso treinar. Há uns meses diagnosticaram-me erradamente uma Disritmia que me impossibilitaria de fazer esforços, ia dando em doido!!!!



Não sou um atleta nato, mas quanto mais treino mais gosto de treinar. cheers

PS: E mesmo sem hipertrofia nunca fui tão narcisista XD

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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por mhmassa em Qua Abr 17, 2013 6:02 pm

Olá pedro,

Vim falar de algo mais específico em relação a hipertrofia, você leu um livro muito bom e te aconselho a ler mais livros sobre bodyweight training, treinamento funcional e até mesmo sobre yoga.

Agora vamos a hipertrofia, você só começa a colocar massa muscular em seu corpo a partir do momento em que come mais calorias do que gasta, acho que você já deve estar cansado de ver/ouvir isso. Então ao meu ver o que está faltando é planejamento tanto quanto para dieta como para treino. Tenha em mente objetivos, por exemplo no treino. Meu objetivo é conseguir chegar ao planche completo, então trabalharei uma rotina hibrida + as progressões que me levarão ao planche.

Obs: Hipertrofia com calistênicos somente com o peso do corpo é bastante inferior a hipertrofia conseguida no treinamento com pesos.

Espero ter ajudado!

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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por PedroSilva em Qua Abr 17, 2013 10:40 pm

mhmassa escreveu:Olá pedro,

Vim falar de algo mais específico em relação a hipertrofia, você leu um livro muito bom e te aconselho a ler mais livros sobre bodyweight training, treinamento funcional e até mesmo sobre yoga.

Agora vamos a hipertrofia, você só começa a colocar massa muscular em seu corpo a partir do momento em que come mais calorias do que gasta, acho que você já deve estar cansado de ver/ouvir isso. Então ao meu ver o que está faltando é planejamento tanto quanto para dieta como para treino. Tenha em mente objetivos, por exemplo no treino. Meu objetivo é conseguir chegar ao planche completo, então trabalharei uma rotina hibrida + as progressões que me levarão ao planche.

Obs: Hipertrofia com calistênicos somente com o peso do corpo é bastante inferior a hipertrofia conseguida no treinamento com pesos.

Espero ter ajudado!
Muito Obrigado pela resposta!
Sim, pretendo ler mais livros, tenho que por o meu tel novo a ler pdfs para facilitar, no entanto também conto com vocês para me facilitarem a vida XD
Quanto ao yoga também é uma àrea que pretendo aprofundar mais um pouco, tenho que ver se começo com a Trifecta, a flexibilidade nunca foi o meu forte. E tenho um grande amigo que também pratica o CC e começou com um estilo de Yoga bastante interessante (e exigente) à alguns meses, de vez em quando troco impressões com ele e espero que me possa vir a ajudar a evoluir nessa àrea.

Quanto á ingestão de calorias, bem, para o bem e para o mal o meu corpo é um verdadeiro esbanjador de calorias, desde à algum tempo que tenho vindo a aumentar brutalmente na alimentação e não ganho peso nenhum... O sonho de muita gente é o meu aborrecimento Laughing Dentro de pouco tempo vou poder controlar mais ainda a minha alimentação mas a questão é se reforço na proteina ou se me dedico às tachadas de hidratos de carbonos. Em termos quantitativos não sei se posso aumentar muito mais, não deve fazer nada bem nem à saúde nem à carteira, até gostava era de experimentar qq cena tipo Paleo. Suplementos e afins estão fora de questão, a menos que mude muito de ideias.

Talvez a questão seja a espectativa em relação à hipertrofia, embora não tenha aumentado em termos de massa, gosto bastante do aspecto actual do meu corpo, e em termos funcionais estou mais forte e resistente do que nunca, também não quero ficar um mastodonte. E como tenho cada vez mais interesse nos desportos de combate (sonho com voltar a praticar também qualquer coisa tipo Muay Thai, Boxe ou Sanshou, se conseguisse conciliar com o resto), como se diz quanto mais massa muscular mais combustivel é preciso e mais facilidade em ficar sem gás, talvez deva deixar as ideias de hipertrofia um bocado de lado e dedicar-me mais ao treino funcional.
Isso e melhorar em termos de organização e planeamento objectivo, nisso espero que aqui o forum me ajude, pelo menos a ter as ideias mais claras acerca de como o devo fazer Wink

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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por mhmassa em Qui Abr 18, 2013 12:26 am

Pedro, a questão está sobre o que você come também, por isso é bom você dar uma estudada sobre nutrição esportiva... Cada corpo é um corpo e as vezes por você não comendo o certo pra você ou treinando de maneira certa isso pode te deixar em "starvation mode".

As dicas que lhe dou são:
Busque sobre nutrição esportiva.

Sobre treinos:
Dê uma olhada nesse link que postei a poucas horas, acho que vai gostar, pois oference força, flexibilidade, endurance.
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Agora se quer construir alguns blocos no corpo procure pelo programa do george saint pierre que só precisa de alguns halteres, chamado Rushfit.

See ya!

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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por PedroSilva em Qui Abr 18, 2013 8:09 am

mhmassa escreveu:Pedro, a questão está sobre o que você come também, por isso é bom você dar uma estudada sobre nutrição esportiva... Cada corpo é um corpo e as vezes por você não comendo o certo pra você ou treinando de maneira certa isso pode te deixar em "starvation mode".

As dicas que lhe dou são:
Busque sobre nutrição esportiva.

Sobre treinos:
Dê uma olhada nesse link que postei a poucas horas, acho que vai gostar, pois oference força, flexibilidade, endurance.
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Agora se quer construir alguns blocos no corpo procure pelo programa do george saint pierre que só precisa de alguns halteres, chamado Rushfit.

See ya!
Ok, tenho que pesquisar mais então. Mas especialmente em termos de nutrição a informação é tão contraditória que fico com a impressão que cada pessoa funciona de maneira diferente e será dificil de encontrar o que funciona para mim.

Obrigado pelo link, a parte chata é que a minha net actual não é grande coisa para downloads ou ver videos, mas vou ver o que posso fazer.
Quanto ao Rushfit do grande GSP já ouvi falar bem. Mais ou menos no género de vez em quando faço este circuito (por exemplo se tenho que faltar ao judo ou se me sentir muito fresco ao domingo), mas posso ver melhor esse (embora queria manter a essencia do meu treino bodyweight/street workout).

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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por s90skank em Qui Abr 18, 2013 2:13 pm

PedroSilva escreveu:
s90skank escreveu:Desculpa lá não responder para já a nenhuma das questões, mas queria primeiro perguntar-te uma coisa, responde com muita sinceridade: Tu gostas de treinar? Os calisténicos, sabe-te bem no final do treino? Ficas feliz? Cansado mais realizado?

E posso já te explicar porquê a minha questão. Se não estiveres a fazer algo que realmente te realiza é complicado obter resultados estáveis. Tens de descobrir a forma de treinar que gostes tanto que quando não treinas até ficas chateado. Só essa traz resultados para a vida, porque essa vais manter.
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Treino com alta quantidade de repetições aborrecia-me um bocado mas cada vez menos e felizmente também não está aí o meu objectivo.
Quando não consigo alcançar aquilo que considero objectivos minimos no treino (por exemplo ontem perder várias vezes o equilibrio nas handstand pushups antes de completar as séries) chateia-me um pouco mas suponho que seja normal e chateado a sério fico quando por alguma razão não posso treinar. Há uns meses diagnosticaram-me erradamente uma Disritmia que me impossibilitaria de fazer esforços, ia dando em doido!!!!



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Então tens o principal, vontade. Já conheces inúmeros métodos de treino, se dominares os príncipos que regem esses métodos depois podes criar o teu próprio método, o mesmo com a nutrição. Tu é que deves filtrar a informação e depois ver o que se adequa a ti, uma dieta é como um fato por medida, a cada um serve bem o seu, e a cada um serve bem a sua dieta. E se gostas do que fazes e perseveras, então apenas te posso dar um conselho Zen, para atingires o alvo esquece o alvo. Se queres ganhar massa deixa de pensar tanto nisso e foca-te em comer bem e treinar bem, ela aparecerá.


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Re: O meu treino e algumas dúvidas sobre como o optimizar.

Mensagem por PedroSilva em Qui Abr 18, 2013 2:29 pm

s90skank escreveu:


Então tens o principal, vontade. Já conheces inúmeros métodos de treino, se dominares os príncipos que regem esses métodos depois podes criar o teu próprio método, o mesmo com a nutrição. Tu é que deves filtrar a informação e depois ver o que se adequa a ti, uma dieta é como um fato por medida, a cada um serve bem o seu, e a cada um serve bem a sua dieta. E se gostas do que fazes e perseveras, então apenas te posso dar um conselho Zen, para atingires o alvo esquece o alvo. Se queres ganhar massa deixa de pensar tanto nisso e foca-te em comer bem e treinar bem, ela aparecerá.

Sábios conselhos, muito agradecido!

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